O enigmático caso do jornal «Record»


O jornal desportivo «Record» tem-se pautado, desde há muitos anos, por um anti-portismo militante que chega a atingir as raias do absurdo. Um anti-portismo que atingiu o auge com Rui Cartaxana, entretanto falecido, e que o director agora empossado, um jornalista manhoso que conhecemos de ginjeira, promete recuperar.
Confesso que não é algo que me preocupe muito. Leio apenas as capas do «Record» e a última vez que comprei o jornal deve ter sido em 1987 quando o FC Porto foi Campeão Europeu. Não me preocupa e, pelo contrário, dá-me um certo gozo. Cada uma das capas daquele jornal é como se fosse uma medalha para o nosso clube.
A questão aqui é outra. Sendo um periódico especializado, o «Record» tem obviamente um público-alvo muito mais reduzido do que teria se fosse uma publicação generalista. Até pode ter mais leitores, mas são apenas os leitores que gostam de futebol. Ora, o que ganha um jornal que se quer lucrativo em hostilizar de forma permanente e contínua uma fatia significativa do seu público-alvo?
Não sei se o anti-portismo vende muito, mas estou em crer que o portismo vende muito mais. Então, qual a razão que leva a que a cada passo o jornal demonstre o seu ódio pelo FC do Porto, mesmo quando nada está em causa a não ser um mero jogo particular?
Seja como for, já deu para ver ao que vem João Querido Manha. Começa mal, sim, e parafraseando a capa de hoje, pelos vistos as coisas continuam na mesma por aquelas bandas.

4 thoughts on “O enigmático caso do jornal «Record»

  1. A ver se percebi: da mesma forma que se critica o anti-portismo, defendendo que (também) acontece por motivos de económicos, advoga-se o portismo dos meios de comunicação social pelos mesmos motivos?

  2. três pontapés num adversário… qualquer pessoa minimamente inteligente sabe contar… aqui não há cores nem clubes nem anti-portismos. Há um jogador que deveria ter sido expulso notoriamente, porque se trata de uma agressão notória, manifesta e intencional.

  3. Não, claro que não se advoga. É sempre condenável num meio de comunicação que se diz isento e imparcial.Espero que não esteja a falar deste blogue. Este blogue é de adeptos do FC do Porto que defendem o FC do Porto. Não somos isentos nem imparciais.

Leave a comment