Assobiadores e batedores de palmas.

assobiadores batedores

Desde o passado sábado que as discussões nas páginas do nosso clube nas redes sociais, passam pelo facto de haver quem assobia ao mínimo sinal negativo do FC Porto em campo.

Li disparates enormes, desde que esse tipo de pessoas não devem ir ao estádio, que não são portistas, que não sentem o clube, etc, etc, etc.

Ora eu considero-me um critico por natureza, mas nunca fui dos “assobiadores”. Nunca fui porque não concordo com essa forma de ver os jogos.

Mas o não concordar, não quer dizer que não aceite. Aceito e compreendo. Muitas vezes as pessoas vão ao estádio, sabe Deus com que sacrifícios, porque os tempos são de crise e os bilhetes não são baratos, e sentam-se para ver o seu clube, que os habituou a ganhar, e jogo após jogo, assistem a péssimas exibições de um grupo de jogadores e treinador pagos principescamente e que pouco ou nada correm. Vêm um treinador que já chateia com tanta rotatividade e que num jogo a eliminar contra uma boa equipa mete mais de meia equipa suplente, e esperem que lhes batam palmas?

Aplaudir é quando a equipa merece. Quando vemos espírito de luta e sacrifício. É quando vemos um treinador a mostrar querer mudar algo, a mostrar ambição. Podemos perder, mas temos de usar sempre a máxima, antes quebrar que torcer.

Não podemos ser uma cambada de “batedores de palmas” mesmo que a equipa nada faça para vencer o jogo. Quem me conhece sabe que nunca fui carneiro, nem alinho em rebanhos.

O que temos assistido é degradante. Temos um dos melhores planteis dos últimos anos, se calhar até graças aos conhecimentos que Lopetegui tem em Espanha, mas o facto é que ele não consegue pôr uma equipa a jogar e a ganhar rotinas com tanta alteração jogo após jogo. E batemos palmas a isso? Cantámos allez Julen allez? Força Lope? Não contem comigo para isso.

Óbvio que não sou a favor de despedimentos e afins. Nada disso, mas é preciso criticar para ver se ele percebe que algo vai mal, que mudar a forma de ver as coisas quando elas não resultam não é sinal de fraqueza, mas sim de inteligência.

Todos sabemos de um caso de um selecionador português que foi despedido recentemente sem honra e sem glória após uma derrota contra a Albânia porque nunca mudou nada, foi sempre teimoso. E graças à sua teimosia teve uma prestação ridícula no mundial e um inicio pior ainda nesta campanha para o próximo europeu.

Nessa altura assobiaram ou aplaudiram? Se eram contra o Paulo Bento não eram portugueses? Devíamos continuar a apoiar a estupidez e a burrice?

Por isso meus amigos, entre “assobiadores” e “batedores de palmas”, prefiro os primeiros.

Advertisements

2 thoughts on “Assobiadores e batedores de palmas.

  1. @ Pedro

    pois eu considero que o problema não está em assobiar, mas no momento em que estes se manifestam. explico.
    acho «degradante» [o adjectivo é teu] que se assobie a equipa, a nossa equipa, por elementos que se consideram portistas, a vinte minutos do final de uma partida em que estávamos a correr atrás do prejuízo. poderiam ter assobiado no final; naquele momento, o que se deveria fazer era puxar pela equipa. e nem isso as claques foram capazes de fazer (elas que são das poucas – únicas? – que fazem com que, muitas vezes, não estejamos num velório)…
    desculpa lá, mas quem assobiou durante a partida, deveria ter metido o assobio onde o Sol não brilha; ou, no limite, ir para o sector visitante e colaborar com a ‘juve merda’ nos cânticos “de apoio” ao nosso grande presidente e nos “olés” que se seguiram.

    já agora, aproveito para desejar que as nossas claques estejam à altura da importância do encontro de amanhã, ante o Bilbao. a última coisa que desejaria era ouvir basco do início ao fim…

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    • Miguel, concordo cntg. Nao falo em assobiar durante o jogo, mas entre assobiar ou bater palmas no fim de um jogo pessimo, onde faltou carater e onde se viu as debilidades do nosso treinador, apoio mais quem assobia do k quem aplaude. Como disse no post, eu n o faço mas compreendo quem o faça. Grande abraço amigo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s