Um Porto – Rio Ave de tempos idos

Em cima: Lima Pereira, Gabriel, Simões, Freitas, Romeu e Tibi. Em baixo: Jaime Pacheco, Mike Walsh, Sousa, Jaime Magalhães e Costa.

Em cima: Lima Pereira, Gabriel, Simões, Freitas, Romeu e Tibi.
Em baixo: Jaime Pacheco, Mike Walsh, Sousa, Jaime Magalhães e Costa.


Os 5-0 com que o Porto brindou o Rio Ave são completamente enganadores, num jogo em que mais uma vez o adversário jogou no Dragão como quis e ao qual não faltou, sequer, uma ajudinha da arbitragem quando estava 1-0.
Seja como for, as goleadas são sempre bem-vindas, sejam quais forem as circunstâncias, e 3 pontos são 3 pontos. Logo agora que vem aí o jogo com o Benfica.
Bem melhor do que na época de 1981/82. Numa altura em que era Hermann Stessl o treinador e em que Pinto da Costa ainda não assumira a Presidência, o Rio Ave veio ao Estádio das Antas ganhar por 2-1. Estivemos a vencer por 1-0, antes de o Rio Ave empatar com um auto-golo de Freitas. A segunda parte foi de massacre total, mas a 5 minutos do fim, num jogo de chuva intensa, um contra-ataque do Rio Ave apanha a defesa do Porto completamente desprevenida. Não havia um único jogador, a não ser o guarda-redes, no nosso meio-campo. O jogador do Rio Ave pegou na bola ainda antes do centro do terreno e foi com ela até à baliza, batendo facilmente Fonseca.
Nessa bela equipa do Rio Ave, destacava-se o defesa Baltemar Brito, adjunto na época dourada de 2003/2004; o médio Quim, que 3 anos depois o Porto foi buscar e que viria a sagrar-se bicampeão nacional e campeão europeu em 1987; e outro médio, Paquito, que também foi campeão pelo Porto em 1985/86. O treinador dessa equipa era um tal de Félix Mourinho e o seu filho, que não jogou nas Antas, também fazia parte do plantel. Chamava-se José Mário.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s