Ainda bem que Lopetegui confia cegamente na conquista do campeonato

Estou numa fase da minha vida em que relativizo um bocado o futebol. Os problemas pessoais, os problemas da humanidade – fui ao Rivoli, no Sábado à noite, ver um documentário sobre a obra de Sebastião Salgado, The Salt of the Earth, que me deixou sem palavras – tornam o futebol e as suas ridículas questiúnculas e guerrinhas algo de perfeitamente secundário.
Seja como for, encontro nesta fase do nosso clube algumas parecenças com fases passadas. Somos muito grandes, já conquistámos muito, muitíssimo, desde 1906 (e não desde 1893 conforme dita a versão oficial), perdemos durante anos a fio e depois voltámos a ganhar. Sempre a ganhar.
Pode ser uma coincidência, mas começámos a primeira travessia do deserto com um presidente fantástico que pôs o Porto nos píncaros mas que acumulou erros na parte final do seu mandato (Ângelo César) e com um treinador que fora um antigo guarda-redes (Siska).
Não acredito que desta vez aconteça o mesmo, mas acredito que o actual ciclo do futebol português já começou há 6 anos, no momento em que Jorge Jesus chegou ao Benfica. Neste ciclo de 6 anos, podemos ter uma ligeira supremacia, não mais do que isso. Se o Benfica for campeão, serão 3 campeonatos para cada um nos últimos 6 anos. Quero acreditar que o Benfica actual é apenas Jorge Jesus e que dele depende para o bem ou para o mal. Quero acreditar que o Porto ainda tem a tal estrutura.
Não vi o jogo, não posso falar. O onze foi o normal, as substituições também normais e, como de costume, tardias. No final, registei que o nosso treinador confia cegamente na conquista do título.

Advertisements

One thought on “Ainda bem que Lopetegui confia cegamente na conquista do campeonato

  1. Caro Ricardo,
    Quando um campeonato começa, não interessa o passado. Interessa o que somos capazes de dar e como somos capazes de o fazer.
    Temos sido melhores porque trabalhamos mais e melhor do que os outros. Isso é verdade agora e há de sê-lo sempre. O nosso seguro de sucesso é a nossa Alma……e se há outros que, a espaços, a alcançam, não mais é do que justo que a ele também cheguem.
    Ah, e quanto ao campeonato deste ano, eu sou dos que acreditam.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s