Chegou o grande dia

Quando acordo de manhã, a primeira coisa que faço é ligar o rádio do WC. Está sempre na Antena 1 e, à hora a que me levanto, costuma estar a dar o programa «A contar», em que o autor, David Ferreira, põe excertos de uma série de músicas sobre um determinado tema.
E a primeira coisa que ouço quando ligo o rádio é: «Hoje, um dos clubes mais extraordinários da Europa vai discutir a passagem às meias-finais da Liga dos Campeões…», seguido de um excerto do «Porto, Porto» do Sérgio Godinho.
Ainda meio estremunhado, despertei logo. A seguir, o locutor, que se assume benfiquista, refere-se à admiração que sente por um clube muito mais pequeno do que os monstros da Europa e que consegue tantas vezes suplantá-los, passando a seguir um excerto do nosso hino: «Oh, meu Porto, onde a eterna mocidade / Diz à gente o que é ser nobre e leal. / Teu pendão leva o escudo da cidade / Que na história deu o nome a Portugal. Oh, campeão, o teu passado / É um livro de honra de vitórias sem igual / O teu brasão abençoado / Tem no teu Porto mais um arco triunfal / Porto, Porto, Porto, Porto / Porto, Porto, Porto, Porto / Porto, Porto».
Confesso que me emocionei. A seguir, alude à não-expulsão de Neuer na primeira mão, dizendo que roubar os mais fracos é feio e põe o «Jardel a voar sobre os centrais» do Rui Veloso, «Meu Porto, Linda Cidade» (não sei de quem é) e «O Porto aqui tão perto» do Sérgio Godinho.
No final do programa, o locutor diz: «Desejamos toda a sorte do mundo ao maravilhoso FC do Porto».
Ouçam, por favor, foi um programa muito bonito. http://www.rtp.pt/play/p955/e192224/david-ferreira-a-contar
Chegou o grande dia. E ganhar hoje (ou passar a eliminatória) não é um feito que já não tenhamos conseguido antes por diversas vezes. Lembro-me de quando fomos ganhar a Aberdeen em 1984. Lembro-me da vitória em Kiev em 1987, frente àquela que era uma das mais poderosas equipas da Europa. 2-1 na primeira mão e, lá, 2 golos de rajada nos primeiros 10 minutos – (quase) ninguém acreditava. Lembro-me de Manchester em 2004. E espero vir a lembrar-me por muitos anos do dia de hoje.
Vamos Porto!

One thought on “Chegou o grande dia

Leave a Reply

