Dissertações!

Agora, uns dias passados do “jogo do título” e mais a frio apetece-me tecer algumas considerações sobre o que tenho lido e ouvido no universo portista.

Muitos acham que após uma época sem nada ganhar deve-se voltar a baralhar e dar de novo, ou seja, despedir treinador, mandar alguns jogadores embora, começar do zero, MAIS UMA VEZ.

Meus amigos, nestes últimos trinta e poucos anos que acompanho o futebol, isso foi o que o nosso maior rival interno fez. Foi um cemitério de treinadores, só porque não ganhavam logo à primeira, trocavam de treinador, tornando esse clube, num clube menor que pouco ou nada nos apoquentava.

Reparem que agora que estabilizaram, mantendo o mesmo treinador por seis épocas consecutivas, aprestam-se a ser uma coisa que eu nunca os tinha visto serem (bi campeões nacionais). Se se despedisse à primeira oportunidade, depois daquele campeonato perdido ao minuto 92′ no Dragão e as derrotas seguintes que os fizeram perder tudo, provavelmente não estariam agora prestes a festejar pelo 2º ano consecutivo.

Lopetegui não é um grande treinador? Não sei. Sinceramente não sei. Errou muito no inicio por falta de conhecimento do nosso campeonato mas depois emendou a mão e fez na minha opinião um bom campeonato. Só não estamos em melhor posição por fatores externos ao jogo que nada culpam JL.

Na Liga dos campeões digam o que disserem, chegar aos quartos de final e assustar um dos maiores colossos do futebol mundial, vencendo-os na nossa casa e terminar uma prova que iniciamos na pré eliminatória apenas com uma derrota em doze jogos, para mim é uma grande prestação.

Na Taça de Portugal, reside para mim, a única desilusão da época. Perdemos por culpa de erros do treinador, ainda numa fase em que a excessiva rotatividade nos tramou.

No cômputo geral não acho que tenha sido mau. Também não foi bom é um facto, mas na minha opinião o que foi feito, merece pelo menos que seja dada continuidade.

Outra das coisas que tenho ouvido muitas criticas é o abraço que Quaresma deu a JJ.

Não percebo, sinceramente não percebo. A mim não me incomoda que exista uma relação de amizade entre rivais.

Dentro de campo devem dar o máximo, lutar até à exaustão, agora fora dele acreditam mesmo que eles não se falam? Querem guerrilhas dentro ou fora de campo? Eu pessoalmente prefiro-as dentro das quatro linhas.

A mim incomodou-me mais, mas mesmo muito mais, Brahimi a sair a passo quando foi substituído. Incomodou-me muito mais aquela última posse de bola do jogo de domingo, com Herrera e Ólíver (penso que tenham sido estes os intervenientes), que ao invés de chutarem para a “molhada”, à espera de algum milagre tipo Kelvin, terem andado a recriar-se com a bola a fazerem passes para trás.

Quaresma podia ter evitado o abraço? Podia. Terá sido por provocação a Lopetegui por alguma quezília que tenham tido ao intervalo do jogo contra o Bayern Munique? Se calhar. Mas honestamente a mim não me chocou por aí além, talvez porque dê mais importância ao que se passa dentro das quatro linhas do que os fait divers fora delas.

Também ouvi falar muito da perda da mística. Meus amigos, essa mística foi perdida há muito. Há quantos anos não temos referências a sério no balneário? Desde que ficamos campeões europeus em 2004, fomos perdendo sucessivamente líderes de balneário, fomos jogando cada vez menos com jogadores formados no nosso clube. Esta época por mais do que uma vez entramos em campo sem portugueses.

A mística transmite-se com jogadores da casa, com jogadores como Jorge Costa, Paulinho Santos, João Pinto e afins. Não podemos esperar isso de Helton (brasileiro), Quaresma (português mas formado noutro clube) ou Danilo (brasileiro e de saída).

Não duvido que nenhum deles goste muito do clube, mas não são jogadores “nossos”. Não são o indicado para isso.

Na minha opinião devíamos olhar muito mais para dentro, apostar em jogadores formados no clube, fazer uma mescla de jogadores da casa e jogadores de fora que venham realmente fazer a diferença.

Outro fator que para mim foi preponderante para a perda do campeonato, foi mais uma vez o silêncio da SAD. Não se pode permitir que o clube que vai à frente seja beneficiado em cerca 70% dos jogos da primeira volta e se assobie para o ar.

Pinto da Costa foi mandando algumas “bojardas”, mas mesmo assim foi pouco, muito pouco. Fala-se que existe um pacto entre os dois clubes. Se isso for verdade (e quero acreditar que não) é muito grave e que nos leva a nós, adeptos a ter um papel de “tansos” no meio disto tudo.

Se repararem a ÚNICA voz a sério que tivemos durante a época, que foi metendo o dedo na ferida e com isso incomodando os adversários e grande parte da comunicação social, foi o nosso treinador. Esse mesmo que muitos querem fora do FC Porto. Ele deu a cara sempre. Defendeu-nos como a SAD nos deveria ter defendido e nunca o fez.

Aquela sua atitude para com JJ no final do jogo revela intranquilidade e nervosismo. Revela uma pessoa que deu o corpo às balas em defesa da equipa em todas as situações. Confesso que preferia que ele não tivesse tido aquela atitude, mas entendo-a perfeitamente dentro do contexto de toda a época.

Se a SAD fizesse o seu trabalho, talvez JL não precisasse de andar sempre preocupado em defender-nos e concentrar-se mais no jogo jogoado, que foi para isso que ele foi contratado, mas infelizmente ele teve de ser tudo, dentro da nossa estrutura.

Veremos como correrão as cenas dos próximos capítulos, mas para mim penso que estamos a dar tiros nos nossos próprios pés com as críticas que tenho lido / ouvido.

2 thoughts on “Dissertações!

  1. “o Quaresma podia evitar o abraço ao JJ” – não concordo pois se são amigos porque não se cumprimentarem? O JJ também não evita um abraço ao PC.

Leave a Reply

