Bons maus hábitos…

Eu estou triste… Verdadeiramente triste… Daquelas tristezas que nada têm de alegóricas, muito menos de irónicas… É uma tristeza fisiológica… Tão profunda que parece que a minha alma ganhou corpo, ao ponto de lhe sentir o peso por ela estar tão triste…

Sofrerei certamente do bom mau hábito que o FC Porto criou em mim: estar habituado a ganhar muito… a ganhar quase sempre…

E creio que também será por isso que me tornei o portista que sou: costumamos, muito naturalmente, gostar da equipa que ganha mais…

Mas a razão maior para ser o portista que sou foi o exemplo e a referência que tive em casa…

Admito que nem gosto particularmente do futebol enquanto desporto propriamente dito… Talvez por nunca ter tido grande jeito para o jogar… Fui sempre mais do andebol e do basquetebol…

Assim, o meu gosto pelo Porto diz essencialmente respeito ao clube enquanto tal…

E quanto a isso, o FC Porto soube sempre cativar-me e reforçar em mim esse gosto… Como?…

Com os bons maus hábitos de murros dados na mesa… de pôr alguém a pagar facturas… de ouvir dirigentes e treinadores a gerir como ninguém o lado positivo que têm as doses certas de arrogância e de sobranceria… de ver jogadores que deixavam tudo em campo, elevando ainda mais a justa superioridade e altivez do Porto…

No entanto, de forma incompreensível (pelo menos por razões que continuam a escapar-me), o FC Porto tem vindo a perder fulgor, vivacidade e tenacidade…

Estranho, assim, os maus hábitos que parecem ter-se instalado no FC Porto…

Silêncios esquisitos quando dantes havia contestação vigorosa…

Um aparente amorfismo que contrasta, de forma aberrante, com a garra exultante…

Uma superioridade desportiva que parece esvair-se sem que o clube consiga aplicar um garrote com a firmeza que lhe é conhecida e reconhecida…

De nada valem os discursos inflamados e extremados se estes não vão de encontro à realidade e não a acompanham…

O que é que se passa contigo, meu Porto?…

Apesar de não ficar indiferente, posso bem com as tretas de seres um “pequeno clube de bairro”…

E sabes porquê?!

Porque, além dos factos, a verdade e a realidade residem, entre outros, no gozo enorme e no orgulho ainda maior de ouvir antigos jogadores de outras equipas dizerem abertamente que dormiam mal na noite anterior aos jogos contra ti, principalmente em tua casa!

E ao contrário desta atípica tristeza que me foi invadindo nos últimos tempos, eu sei bem que sensações são essas e o que isso significa: acontecia-me nas vésperas de jogar em casa dos adversários mais fortes, mais ainda quando se tratava de pavilhões difíceis por terem públicos complicados de tão aguerridos que eram!

Assim, por mais que a esmagadora maioria da comunicação social e que todas as outras pessoas de todos os outros clubes tentem denegrir-te, rebaixar-te, espezinhar-te, diminuir-te, menorizar-te, coisas dessas mostram o teu valor e a tua superioridade! O respeito e o temor que instigas e inspiras nos teus adversários! A grandeza em campo com que calas os detractores, dando-lhes respostas de luva azul e branca!

Como escreveu o portista Francisco José Viegas, o futebol tem o bom mau hábito de fazer com que dificilmente um adepto mantenha “até ao fim, ou o bom feitio ou o uso da razão (geralmente, basta falar de futebol para perder ambas as coisas)”…

Será, portanto, apenas futebol…

Mas, para mim, é muito mais que isso: é o Futebol Clube do Porto…

O clube que, por ser do meu coração, faz com que eu me mantenha ainda mais próximo das memórias do portista indefectível que me transmitiu e de quem herdei o “portismo” puro, genuíno, intransigente e incondicional…

Portanto, meu Porto, leva-me esta tristeza ao voltares rapidamente aos dias das muitas mais alegrias pelas ainda mais vitórias!

Leave a Reply

