Em casa mandamos nós!

LC: FC Porto-Chelsea, 2-1 (crónica)Mais uma grande noite europeia para este grande clube que é o nosso. Grande vitória sobre o todo poderoso Chelsea por 2-1 e o atingir da liderança do grupo à 2ª jornada o que pode ser muito importante para o apuramento para os oitavos de final da champions.

Noite épica esta. Mais uma no Dragão. Mantivemos a invencibilidade no nosso reduto. Seja contra quem for, temos de lutar sempre pela vitória mais ainda por ser em nossa casa. Não nos contentamos com vitórias morais. Para nós só a vitória é que é motivo para sairmos do jogo felizes e isso nunca se pode perder.

Mas vamos ao jogo. Início titubeante o nosso, com o Chelsea a dominar e a criar oportunidades para se adiantar no marcador, principalmente num remate de Fabregas para excelente defesa de Casillas.

Aos poucos fomos equilibrando o jogo e à passagem dos 40′ conseguimos o tento inaugural por parte do suspeito do costume. André André. Grande jogada de Brahimi que termina com um bom remate, bem defendido por Begovic, mas com a bola a sobrar para o nosso pequeno gigante que mete a bola lá dentro.

E quando tudo indicava que iriamos para o intervalo em vantagem, num livre à entrada da área, William empata o jogo mesmo em cima do intervalo.

Balde de água fria, mas que em boa verdade, veio trazer justiça ao jogo.

A segunda parte começa com o nosso segundo marcado através de um canto.

ALTO!!! PÁRA TUDO!!! MARCÁMOS ATRAVÉS DE UM PONTAPÉ DE CANTO?

É verdade, foi através de um pontapé de canto que conseguimos chegar à vantagem por intermédio de Maicon.

Estava dado o mote para uma grande segunda parte, onde dispusemos de imensas oportunidades para resolver o jogo. Já perto do apito final, Marcano ia estragando tudo, com dois erros infantis na mesma jogada. Primeiro ao deixar que a bola lhe batesse à frente permitindo que Diego Costa ficasse com a bola, e depois no seguimento ao fazer mão dentro da área, que felizmente para nós o árbitro não viu.

Teria sido uma injustiça que o adversário tivesse conseguido a igualdade, mas poderia ter acontecido.

Resumindo, foi uma grande noite europeia, contra um adversário poderoso e que nos permitiu atingir a liderança do grupo.

Quanto a destaques, pela positiva, destaco essencialmente a garra de toda a equipa na segunda parte. Cerraram os dentes e lutaram até à exaustão. Foram fantásticos rapazes!

No plano individual, é dificil destacar alguém porque todos estiveram bem mas Aboubakar esteve fantástico. Lutou, lutou, lutou. Foi um quebra cabeças constantes para a defesa contrária. André André mais uma vez imperial. Marcou, jogou muito e é já, hoje por hoje, peça fundamental do clube.

Brahimi mais uma vez muito bem na Europa. Só é pena que a nível interno o empenho não seja o mesmo.

Danilo foi rei e senhor daquele meio campo. Está em todo lado. Um verdadeiro poço de energia. Rúben Neves fantástico. Um miúdo de 18 anos com uma maturidade incrível. Imbula é uma força da natureza. Ainda não faz a diferença. Talvez o esquema tático de Lopetegui o prejudique, mas ele é um jogador estilo “box to box” que eu tanto aprecio.

Maicon. Que grande jogo. Dominador no jogo aéreo. Excelente no passe. Um golo. São virtudes a mais que servem para fazer esquecer um outro erro. Marcano talvez tenha sido o elemento menos bem em campo, mas também se cotou em bom plano. Indi também em bom plano no lado esquerdo, assim como Maxi na direita.

Evandro, Osvaldo e Layun também entraram muito bem.

Nota também para o treinador. Nem sempre sou defensor dele. Critico-o muitas vezes até, mas hoje esteve assertivo na equipa que escalou para o jogo. Sabe que Layun tem dificuldades a defender, então meteu Indi, que embora seja mais fraco no ataque, é muito mais eficaz a defender. As substituições também foram muito assertivas. Não podemos criticar só. Quando é de louvar temos também de louvar.

Agora é recuperar energias para a receção ao Belenenses no próximo domingo e desejar que o Porto dominador dos jogos em casa se mantenha e cheguemos à paragem do campeonato para os compromissos das seleções em primeiro lugar.

Advertisements

2 thoughts on “Em casa mandamos nós!

  1. Pingback: not@s soltas de um jogo ‘very special’ e muito ‘happy’… | Tomo III

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s